quarta-feira, janeiro 19, 2011

SEM EIRA, NEM BEIRA E NEM TRIBEIRA

Postado por Mαriαиi ♥ às quarta-feira, janeiro 19, 2011
Hoje eu estava junto com meu namorado e o meu cunhado, quando a gente passou por uma casa antiga e eu fiquei observando uns detalhes na fachada.Comentei sobre isso...E meu cunhado falou que aquilo se chama eira; e é daí que vem o ditado "sem eira, nem beira".Nunca tinha pensado no assunto,então logo que cheguei em casa resolvi pesquisar sobre o assunto.
As casas de famílias de posses, tinham três níveis de beiral, a eira, beira e a tribeira.Como dá para ver nas fotos. As casas remediadas tinham dois níveis, beira e tribeira e os pobres, só a tribeira.
Daí o signinficado do ditado que ‘sem eira nem beira’ pra quem é pobre.
Esse tipo de arquitetura é o colonial, uma herança de Portugal.Li que essa expressão é muito usada em Portugal ainda hoje.







Dessa vez resolvi postar algo mais simples, que não deixa de ser curioso!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Papo sobre Arquitetura... Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template | templates gratis Vector by Artshare